Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mostra Cultural - encerramento do primeiro semestre letivo


As escolas do ensino fundamental do município encerram o semestre letivo com mostra científica e cultural.

Em 2011 as escolas de Ciclo I realizaram, no final de cada bimestre, uma exposição para mostrar aos pais e a comunidade escolar os trabalhos que as crianças produziram. A iniciativa foi excelente para estreitar os laços da escola com as famílias além de ser um momento de troca de experiências e um excelente momento de aprendizagem para as crianças. Esse ano as escolas de ciclo II e as de educação infantil também aderiram a ideia. A Mostra Cultural das escolas de Ciclo II ocorreu no dia 26/06, a do Ciclo I no dia 03/07, de Educação Infantil no dia 04/07 e as creches deixaram os trabalhos das crianças expostos em murais durante a última semana do mês de junho.
Entre os destaques da mostra estão os trabalhos relacionados a leitura e a produção de texto. Os alunos dos mais diferentes níveis leram e ouviram textos literários dos mais diferentes gêneros, fizeram indicação de livros, realizaram rodas de jornais etc. Abordagens que estão diretamente relacionadas aos cursos de formação continuada de professores realizados pela Secretaria de Educação que visam incentivar o hábito da leitura nos alunos e melhorar a qualidade de suas produções escritas.

No Ciclo II foi realizado um projeto interdisciplinar com o livro de literatura infanto-juvenil Nuno descobre o Brasil de José Roberto Torero e Marcus Aurélios. A obra traz uma versão literária do descobrimento do Brasil, o que possibilitou que os professores de Língua Portuguesa, História e Arte trabalhassem conjuntamente, os resultados foram peças teatrais, história em quadrinhos e livros digitais que relatavam a chegada de Cabral ao Brasil por diferentes vieses.
As escolas de Ciclo I apresentaram os produtos finais das seqüências e projetos didáticos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre. Foram realizadas sessões de contação de histórias, indicação literária, roda de leitura de jornais, encenações teatrais, dedoches, fantoches, apresentação de brincadeiras tradicionais e cantigas populares.
Os pais também puderam ver as produções das crianças relacionadas aos projetos de Saúde Bucal, PROERD e Prevenção à dengue.
Nas escolas de Educação Infantil foram realizados saraus com leitura de poesias de autores como Cecília Meireles, Vinícios de Moraes e de outros autores consagrados da literatura brasileira. Os saraus foram realizados dentro dos projetos de leitura que vem sendo desenvolvido nas EMEI´S.
Destaque também foram as experiências científicas realizadas pelos alunos do Ciclo I e II, utilizando os laboratórios móveis ou equipamentos construídos por eles mesmos para demonstrar os conteúdos trabalhados em sala de aula.
As salas de matemática foram muito procuradas, nelas os alunos e pais podiam exercitar o raciocínio lógico e muitas das teorias aprendidas na sala de aula, tudo isso através de jogos, quebra-cabeça, tangran, geoplanos.
Nas salas de Arte, ocorreu a exposição de releitura de obras de arte, charges, mosaicos, textura, instalações, maquetes; e, foram realizadas oficinas de pintura e dobradura.



Outro tema comum trabalhado nas escolas foi a “Sustentabilidade Ambiental”. No ciclo II, o projeto “Agronegócio na escola” tem produzido ações muito produtivas como a produção de sabão a partir da reutilização de óleo de cozinha e o plantio de hortas orgânicas adubadas com compostagem.

Uma marca forte da mostra foi a integração entre as várias disciplinas, o projeto EPTV na Escola, por exemplo, que esse ano traz a discussão sobre as redes sociais, contou com o apoio da professora de Matemática, que produziu um vídeo com os alunos sobre os perigos e as vantagens dos relacionamentos sociais através da internet.
Os professores de Educação Física aproveitaram para abordar as modalidades esportivas das Olimpíadas/2016, que serão sediadas no Rio de Janeiro e colocaram as crianças para se movimentar em campeonatos interclasse.

Além de tudo isso, em todas as escolas foram realizadas encenações teatrais e apresentações musicais. Além do coral das crianças, o público pode ouvir um coral formado por funcionários. Em outra unidade, os alunos, que também freqüentam a Escola de Música, fizeram um pequeno concerto sob a regência do maestro José Carlos Tallarico Adorno.
Apresentação musical com os alunos da EMEF Padre Orestes Ladeira sob a regência do maestro José Carlos.
As escolas aproveitaram para divulgar os sites e blogs, onde podemos conferir essas e outras atividades. Para acessa-los basta clicar nos links que estão no menu à esquerda.

Em breve as fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário